6 itens para colocar no seu quarto para dormir melhor

6 itens para colocar no seu quarto para dormir melhor

Você sabia que grande parte dos brasileiros têm problemas para dormir? É verdade: segundo pesquisas, cerca de 65% das pessoas no Brasil sofrem com algum tipo de distúrbio do sono. Alguns dos mais comuns envolvem o ronco e a insônia, mas outros são bem mais graves e podem ter consequências muito ruins. Por isso, é importante conhecer alguns itens para colocar no seu quarto para dormir melhor.

A qualidade do nosso sono está relacionada ao nosso corpo e também ao ambiente ao nosso redor. Um corpo saudável tende a ter uma noite de sono saudável e restauradora, a não ser que esteja dormindo em um ambiente impróprio para isso (com muito barulho, luz e outros elementos). Por isso, se você está com problemas para dormir, ter alguns bons itens para colocar no seu quarto para dormir melhor pode ser muito importante.

Quer saber quais os melhores itens para colocar no seu quarto para dormir melhor? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

6 itens para colocar no seu quarto para dormir melhor

1. Umidificador

Se você acorda com a garganta ressecada, coceira nos olhos ou nariz entupido, pode ser que o seu quarto esteja com o ar seco. Além desses sintomas, um ambiente seco pode causar estresse, pela dificuldade de dormir e pela interrupção contínua do sono e dores musculares, resultado de forçar a garganta com tosse e dificuldade de respirar.

O umidificador de ar é um aparelho nebulizador que transfere gotículas de ar para o ambiente, deixando-o com a umidade correta e trazendo conforto para o sono.

2. Iluminação com dimmer

A iluminação do quarto afeta drasticamente a qualidade do sono. Algumas pessoas preferem dormir em total escuridão, outras se sentem desconfortáveis na ausência de luz. Para este segundo grupo, a lâmpada acesa em sua total capacidade não permitirá que o corpo relaxe, pois o cérebro não conseguirá entrar em todas as fases do sono adequadamente.

Neste caso, a iluminação com dimmer é o ideal. O dimmer é um botão que ajusta a intensidade da luz no ambiente, o que permite deixar o quarto à meia luz, o suficiente para trazer conforto sem prejudicar o sono.

3. Lâmpadas de cromoterapia

A Cromoterapia (um tipo de tratamento reconhecido pela OMS e pelo Ministério da Saúde) consiste no uso de cores como meio terapêutico. Não significa que usar a cor amarela vai curar o câncer, mas sim a ideia de que determinados tons e cores podem ajudar nosso corpo a atingir diferentes estados (de relaxamento, de ansiedade, de fome) e conseguir determinados efeitos. Assim, uma lâmpada de cromoterapia poderia ajudar a pessoa a alcançar um maior estado de relaxamento, o que é essencial para ter uma noite de sono restauradora.

Normalmente, especialistas na área concordam que o azul claro, o verde e o amarelo suave são os tons mais indicados para usar em um quarto para quem quer melhorar a qualidade do sono. Veja o porquê:

  • Azul: o azul é uma cor que ajuda a inibir a produção de adrenalina no corpo, o que permite menor frequência cardíaca e ritmo de respiração, gerando maior tranquilidade e relaxamento;
  • Amarelo claro: o amarelo mais intenso ajuda a potencializar a criatividade da pessoa. No entanto, em tons mais suaves a cor estimula mais os sonhos, que acontecem no estágio REM, que é o mais profundo. Depois é só ir ao blog Apsique para aprender sobre o significado de cada sonho;
  • Verde: o verde remete às florestas e à natureza, sendo um tom que reduz a pressão arterial e acalma. É especialmente eficaz para quem sofre de insônia.

4. Pillowtop

O pillowtop é uma camada de espuma ou de viscoelástico para colocar sobre o colchão. Ele serve como uma alternativa viável para quem não pode trocar o colchão, mas sofre com dores nas costas e nos músculos. Existem diversos modelos e densidades diferentes de pillowtop, e você pode escolher aquele que se adequa mais ao seu peso e às suas necessidades.

5. Ar-condicionado

É difícil dormir em calor ou frio intenso. Em alguns locais, com clima instável, é possível ir dormir agasalhado e então acordar no meio da noite suando com a mudança de temperatura. O contrário também acontece: ir para a cama apenas com um lençol e acordar resfriado porque o clima esfriou.

A solução para este problema é simples, basta instalar um ar-condicionado no quarto. Assim, é possível manter a temperatura sempre estável e agradável para uma boa noite de sono.

6. Cobertor pesado

Cobertor pesado é um cobertor feito com o peso ideal para quem tem dificuldade para dormir. Algumas pessoas se sentem mais seguras e confortáveis quando estão cobertas, mas cobertores comuns podem causar dores musculares por conta do excesso de peso e desconforto no calor

O cobertor pesado foi criado para ser usado tanto no frio quanto no calor. Seu material proporciona frescor em temperaturas elevadas, e aquece em temperaturas baixas.

Pronto! Esses são os principais itens para colocar no seu quarto para dormir melhor. O que achou da nossa seleção? Comente abaixo com a sua opinião e conte o que você faz para dormir mais tranquilamente!

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