Imóvel na planta Vale a pena, mas é preciso ter cuidado

Imóvel na planta: Vale a pena, mas é preciso ter cuidado!

Confira dicas e vantagens dessa modalidade que tem atraído muitas pessoas

Quando você pensa em comprar casa ou apartamento próprio uma dúvida sempre fica na cabeça: será que vale a pena mesmo comprar um imóvel na planta? A resposta dos corretores da imobiliária é que sim, vale a pena! Mas, você precisa pensar em algumas questões para fazer um bom negócio. E claro que estamos aqui para te indicar o negócio mais seguro e mais adequado às suas necessidades. Trabalhamos sempre com as melhores construtoras e estamos focados em te orientar em tudo o que por preciso no que diz respeito aos financiamentos e custos, sejam eles com os bancos ou diretamente com o empreendedor. Então vamos algumas situações relacionadas ao perfil do comprador que escolhe imóveis na planta?

Benefícios do imóvel na planta

Há um perfil básico para a pessoa que procura um imóvel na planta. Geralmente não querem se incomodar com os defeitos, problemas e reformas em imóveis mais antigos. Também sonham com uma customização menos dispendiosa e na agregação das novas tecnologias, como a das casas conectadas pelos assistentes pessoais, caso do sistema ‘Alexa’, por exemplo. É muito mais tranquilo ter uma casa ou apartamento mais moderno se você o escolher na planta. Outra busca dos compradores neste perfil está por áreas de lazer melhores e mais adaptadas a uma vida com filhos por exemplo. Por isso o comprador do apartamento na planta geralmente é jovem, recém-casado ou está pensando em ter filhos em breve.

Preço atrativo

Um outro atrativo desses imóveis é o preço. O preço cobrado por apartamentos nesta fase costuma ser menor do que o de empreendimentos finalizados e, por isso, uma possibilidade atrativa para quem busca valorização. Contudo, o preço só se torna uma vantagem se você tiver um bom planejamento financeiro.

É importante levar em consideração a variação das taxas de financiamento. Isso porque, ao comprar um imóvel na planta, cerca de 20 a 35% do valor do imóvel é pago durante o período de obras. Somente quando o imóvel ficar pronto é que você iniciará a contratação do financiamento imobiliário, que deverá estar em taxas alinhadas com a Selic. Esse é o modelo padrão de contrato envolvendo financiamento bancário. Mas há outras formas de amortização para quem busca, por exemplo, um imóvel direto com a construtora. Estamos aqui pra te ajudar a escolher. Agora confira dicas para ficar sempre atento antes de fazer esse investimento:

Você deve ficar atento aos seguintes pontos:

Sua vida financeira precisa estar organizada.

Principal erro: só olhar a parcela!

Fique atento ao INCC para correção das parcelas durante a construção;

Verifique os documentos e a planta do imóvel;

Sempre considere atrasos na entrega;

Procure conhecer a construtora e seu histórico, reputação no mercado etc;

A versão decorada provavelmente não será igual ao imóvel que você receberá pronto;

Visite e acompanhe a construção.

Vantagens para quem escolhe essa modalidade

Pode parcelar a entrada durante a obra até a entrega das chaves. Num imóvel já finalizado, essa entrada à vista fica entre 20% e 30%.

Terá oportunidade de personalizar o seu imóvel escolhendo portas, metais, louças e até acabamentos.

Escolherá o andar, a vista do imóvel e com isso negociar melhor os valores.

Valorização: não há garantia de que irá se valorizar, mas é bem possível.

Detalhe que vale a pena lembrar:

Resolver burocracias relacionadas à documentação é provavelmente uma das partes mais desgastantes de adquirir um novo imóvel. No entanto, este processo é mais simples ao comprar uma casa ou apartamento na planta. Você não tem problemas de documentação, já que você é o primeiro dono. Quando você compra um imóvel pronto e usado, você pode ter problemas com inventários e documentos de ex-proprietários. Além disso muitas construtoras trabalham com foco no financiamento e para isso tem todo um esforço para manter documentos em dia. Eles são importantes inclusive para que possa ser autorizada a obra.

Dica de ouro:

Uma questão que costuma frustrar os compradores e que pode ser considerado um ponto negativo é a ilusão causada por modelos decorados vistos na hora da compra. A pessoa pode se encantar e ao visitar o apartamento pronto para morar, perceber que ele não é parecido com o imaginado. Sendo assim, a dica do especialista é sempre ler o manual descritivo para checar como o imóvel será entregue e esclarecer todos os detalhes com a construtora ou o corretor. Acompanhar o tempo todo a obra. Afinal estão construindo a sua casa ou o imóvel que você escolheu para investir.

Yes ABC ImóveisImobiliária em Santo André.
Gostou deste conteúdo? Confira outras matérias em nosso blog.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: