Mini horta em apartamento pequeno como fazer uma?

Mini horta em apartamento pequeno: como fazer uma?

Você mora em apartamento pequeno já pensou que mesmo assim dá para ter sua própria horta? Não? 

Iremos dar algumas dicas de como você pode começar a plantar algumas das suas hortaliças e verduras que mais gosta.

A tendência é que cada dia mais os imóveis sejam verticalizados, nem por isso você precisará deixar de ter sua horta e aproveitar um pouco de verde nas selvas de pedra, dentro do seu apartamento.

Uma horta, além de ser uma prática terapêutica, ainda traz os benefícios de alimentos sem agrotóxicos, na forma mais natural.

Quer saber como fazer uma mini horta em seu apartamento? Continue lendo.

Como fazer uma mini horta?

A primeira coisa que você precisa se atentar é se bate sol naquele lugar. Sem o Sol, suas plantas nunca crescerão, por isso, é preciso que tenha uma boa quantidade de iluminação solar.

Após separar o cantinho mais ensolarado de sua casa, você pode começar a preparar sua mini horta.

Escolha o que será plantado

Agora que você irá começar a pensar em sua horta, é preciso considerar o espaço e conhecer as plantas que irão dar certo naquele local.

Uma boa ideia é plantar temperos e outras plantas pequenas. Você precisa saber que plantas com raízes muito grandes ou que precisam de uma grande quantidade de sol não são as melhores opções para seu apartamento.

Aqui vão algumas opções de temperos que você pode plantar: Hortelã, Coentro, Salsinha, Cebolinha, Alecrim, Orégano, Tomilho e Pimenta.

Se você quer plantar algum tipo de fruto as melhores apostas são: Tomatinho cereja, Morango e Amora.

Já as melhores opções de hortaliças são: Alface, Repolho, Couve, Beterraba, Espinafre, Rabanete e Cenoura.

Essas são ótimas opções para ter em sua mini horta, são plantas que crescem rápido e não são tão exigentes com solo, nutrientes etc.

Escolha os vasos

Para sua horta dar certo é preciso ter vasos que irão permitir o crescimento da planta e o escoamento da água.

Para isso, escolha vasos que tenham pelo menos de 7 a 15 centímetros de profundidade, essa é a medida necessária para plantar a maioria das ervas e temperos.

Você também pode fazer vasos de materiais recicláveis, como garrafas pets e latas de alumínio, você só irá precisar fazer furos no fundo e está pronto seu vaso.

Passo a passo

  1. Escolha um vaso ou jardineira e no fundo coloque argila expandida. Em seguida uma manta geotêxtil, também conhecida como bidim, que vai drenar a água. Essa manta serve para segurar a terra e evitar que escoe cada vez que o vaso for regado.
  1. Coloque terra especial para o plantio, adubada, essa terra é facilmente encontrada em lojas ou setores de jardinagem. Aí é só colocar sua muda ou mudas, conforme o tamanho do vaso, tomando o devido cuidado para não destruir o torrão de terra da plantinha. Complete com terra e, em seguida, regue.
  1. Utilize uma estrutura de madeira, ferro ou prateleiras para apoiar ou suspender os vasos. Eles podem ser fixados na parede, colocados em estantes ou escadas de madeira que formam uma horta mais vertical, ajudando a economizar espaço. Além disso, eles ficam mais altos e recebem mais luz natural.

Com relação à rega, se a planta não estiver sempre tomando Sol, a água não evapora tão rápido. Por isso, é preciso ter cuidado com o excesso de água.

Regando sua horta

Como já foi falado, é preciso ter cuidado com a quantidade de água na sua planta, isso porque o excesso ou a falta de água pode acabar matando sua planta.

Para evitar isso, primeiro pesquise qual a quantidade indicada para cada tipo de planta que você tem na sua mini horta. A região onde mora também pode influenciar, fique atento se o ar é seco ou muito úmido, assim você saberá o que sua horta precisa.

Depois de saber isso, é preciso checar se a água deve ser colocada na raiz ou se é preciso molhar as folhas. Cada planta tem sua preferência nesse sentido.

Outra dica é molhar apenas no começo da manhã ou final da tarde, isso faz com que as plantinhas tenham tempo de absorver a água antes que o Sol muito forte faça ela evaporar.

Agora que você já sabe tudo sobre como ter uma mini horta, independente do tamanho de seu apartamento, é só colocar a mão na massa e deixar seu cantinho mais alegre e colorido.

As plantas não apenas deixam o lugar mais feliz, como também auxiliam nos cuidados com a mente, durante a pandemia, muitas pessoas passaram a ter plantas em suas casas, o que ajuda muito no controle da ansiedade.

Então, comece já esse projeto e em poucos dias, desfrute da sua colheita, de produtos sem os agrotóxicos e outros adicionais agrícolas, o que faz muito bem a saúde.

Yes ABC ImóveisImobiliária em Santo André.
Gostou deste conteúdo? Confira outras matérias em nosso blog.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: