O que você precisa saber antes de iniciar sua obra

O que você precisa saber antes de iniciar sua obra?

Muitas pessoas optam por construir a própria casa em vez de adquirir um imóvel pronto. Afinal, além de ser mais econômico (dependendo do caso) essa também é uma maneira de ter sua casa exatamente como sempre sonhou. No entanto, se você pretende realmente construir, é preciso ter alguns conhecimentos básicos para que o sonho não se torne um verdadeiro pesadelo e você gaste mais do que esperava, ou pior, que o dinheiro acabe antes de sua casa ficar pronta. Então, para te ajudar, no post de hoje vamos falar as principais coisas que você precisa saber antes de começar a construir.

1. Tenha um projeto estrutural

O projeto estrutural é um dos mais importantes em uma obra. Isso porque, ele irá dimensionar e detalhar qual será a estrutura necessária para sustentar a edificação, que é composta por vigas, pilares, lajes e fundação. Por meio de critérios, cálculos estruturais e com base nas normas vigentes, o engenheiro irá definir o tipo de estrutura mais adequado para o projeto, suas dimensões e especificações de cada elemento. Dessa forma, você saberá exatamente o que precisa comprar e quanto irá gastar, evitando desperdícios e garantindo total segurança para a construção durante e depois de pronta.

2. Contrate profissionais especializados

Outro ponto importante é contratar profissionais especializados como engenheiro e arquiteto pra realizarem o desenvolvimento de projetos necessários para o início da obra, como projeto estrutural, hidráulico, elétrico e arquitetônico. Além disso, também é imprescindível que um deles faça o acompanhamento da obra como um todo.

3. Escolha um bom terreno

Além de considerar a localização e metragem do terreno que irá construir sua casa, também é importante solicitar à prefeitura detalhes sobre aquela área, como o tipo de construção permitido, se ela faz parte de reserva ambiental e se não se trata de um terreno em processo de desapropriação. Além disso, confirme se o imposto territorial está em dia, pois caso contrário será necessário negociar o valor no momento da compra.

4. Documentação necessária

Cada cidade tem suas próprias diretrizes relacionadas à construção de imóveis. No entanto, é essencial verificar a documentação necessária antes de iniciar a obra, visto que é ilegal começar a construção sem ter um alvará de licença de obras. Por mais problemática que seja, a burocracia não pode ser subestimada para não acarretar em problemas futuros.

Depois da aprovação e com o alvará em mãos, também será necessário a Anotação de Responsabilidade Técnica, do Cadastro Específico do INSS (CEI) e de documentos especiais que variam. O ideal, caso seja leigo no assunto, é contratar a ajuda de um arquiteto ou engenheiro.

5. Planejamento

Esse é um dos passos mais importantes, sendo necessário planejar todas as etapas da obra, desde gastos com materiais e mão-de-obra, até os detalhes do acabamento. É importante adequar suas prioridades ao orçamento para evitar gastos desnecessários e acabar se endividando para terminar a obra. Novamente, a ajuda de um arquiteto ou engenheiro de confiança é ideal para evitar erros.

6. Pesquise o valor dos materiais

Por fim, saiba que a variação de preço de materiais de construção pode ser muito grande, principalmente por comprar em grandes quantidades. Sendo assim, faça um levantamento do valor de cada produto, verificando também as condições de pagamento de cada loja. No entanto, lembre-se de comprar materiais com bom custo-benefício e não de baixa qualidade para evitar retrabalhos no futuro.

Portanto, com essas informações em mãos você já tem maior noção sobre o que envolve uma construção. Lembre-se que custos com profissionais qualificados, documentação e projetos devem ser vistos como investimentos. Afinal, o conjunto de todos esses fatores irá garantir segurança, economia e bem-estar para todos os usuários e trabalhadores.

Yes ABC ImóveisImobiliária em Santo André.
Gostou deste conteúdo? Confira outras matérias em nosso blog.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: