Como avaliar corretamente meu imóvel para venda?

Como avaliar corretamente meu imóvel para venda?

Na hora de avaliar o preço de imóvel, muita gente não sabe nem por onde começar, ou pensa ser uma tarefa simples. Não consiste em apenas estipular um valor qualquer para o imóvel.

Para precificar corretamente, é preciso ter certo tato, conhecer o mercado e principalmente, um corretor qualificado, que irá te ajudar durante todo o processo. 

Seja para vender ou comprar um imóvel novo, saber como avaliar vai te ajudar a não pagar mais caro que o necessário, e às vezes, até lucrar, se você souber como fazer tudo direitinho.

Se você quer saber mais sobre como avaliar sua casa ou apartamento, continue lendo esse texto, pois nós iremos te dar X dicas de como avaliar seu imóvel para a venda!

1.Consulte um corretor

Essa primeira dica vale ouro, um corretor qualificado é o melhor caminho para avaliar sua casa corretamente, se sua intenção é vender o imóvel, o corretor fará essa avaliação de forma gratuita, ganhando apenas a comissão no final da venda.

Mas se você pretende apenas avaliar mesmo, o Creci, no estado de São Paulo, indica um valor mínimo, de cerca de 450 (quatrocentos e cinquenta) reais.

Um corretor, que já trabalha com a averiguação de imóveis diariamente, conhecerá o mercado e como é possível avaliar seu cantinho de forma correta.

É possível encontrar um bom corretor em uma imobiliária de confiança, que seja bem avaliada por clientes antigos.

2.Esteja atualizado sobre o mercado imobiliário

Como sabemos, constantemente as coisas mudam dentro de qualquer que seja o mercado, seja imobiliário ou financeiro. 

Para fazer uma boa avaliação é preciso saber como o mercado está funcionando, ele irá dizer o quanto um imóvel em determinada região está valendo.

Além de saber o melhor preço que você poderá conseguir, é importante saber qual o melhor momento para anunciar uma casa, ou fazer uma oferta.

É possível observar que sempre tem baixas nos impostos, e é nesse momento que você precisa jogar suas cartas. Assim, você irá fazer um bom negócio, garantindo um lucro, de certa forma.

3.Simulação online

Outra dica para avaliar sua casa, apartamento ou terreno, é usar sites que ajudam a simular um preço para seu imóvel.

Caso você não conheça muito bem como fazer esse tipo de avaliação, existem alguns sites que te auxiliam nisso, os sites irão filtrar outros imóveis à venda na região, e te indicará um valor que cabe ao seu imóvel.

Isso é uma ótima carta na manga, para aqueles que não sabem muito bem como avaliar seu imóvel.

4.Pesquise outros imóveis

Essa dica é para fazer basicamente o que os websites farão, pesquisar por imóveis na região para assim avaliar o seu.

Em imobiliárias é possível checar os valores dos imóveis, assim você poderá comparar as medidas do imóvel anunciado com a do seu. Além de outras coisas, como a quantidade de cômodos e a localização.

Dessa maneira, é possível estipular um valor para o seu, afinal, você saberá quanto está valendo um imóvel na região, e o melhor, quanto vale um que é parecido com o seu.

5.Fatores que influenciam no valor

Outra coisa que é preciso saber para fazer uma avaliação justa é que alguns fatores influenciam no valor do imóvel, como já falamos, a localização é um exemplo.

Os principais fatores são: a localização, o tamanho, o estado de conservação, as disponibilidades de lazer – no condomínio ou próximo -, além dos fatores do mercado, como inflação e baixa nos impostos.

Mas outras pequenas coisas também influenciam, como é o caso do andar em que o apartamento se encontra, quanto mais alto, maior o valor agregado àquele apartamento. 

Outra coisa que vale a pena ficar de olho é a idade que a construção tem, casas mais antigas são menos valorizadas, isso porque um imóvel mais novo, garante uma estrutura feita com materiais seguros e adequados às normas legais, mais atualizadas.

Além disso, é possível que um imóvel mais novo, ofereça maior infraestrutura, como por exemplo, a forma das novas tomadas, que são mais atualizadas. Como também, pode oferecer lazer, academia, piscinas etc.

Esses são apenas alguns fatores que influenciam no valor do seu imóvel.

As 5 dicas são muito necessárias para avaliar um imóvel, como foi falado no começo, um profissional será de extrema importância nesse momento, ele terá maior certeza e poderá te explicar como esse mercado funciona.

Outra vantagem de contratar um profissional é que você não terá as dores de cabeça do processo todo.

Avaliar seu imóvel é muito importante para vários quesitos, como ter em dia seu patrimônio e devidamente avaliado, isso pode te ajudar em outras áreas, como atestado para fazer empréstimos, e é necessário para fazer um seguro também.

Por isso, saiba como fazer e procure um corretor para te ajudar a realizar a avaliação do seu imóvel.

Yes ABC ImóveisImobiliária em Santo André.
Gostou deste conteúdo? Confira outras matérias em nosso blog.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: