Gourmet Varanda

Varanda Gourmet: confira dicas para criar em sua casa

A varanda gourmet se tornou uma grande tendência nos últimos anos e inclusive é uma das exigências mais frequentes para a imobiliária por pessoas que estão em busca de um novo imóvel. Afinal, esse espaço pode ser destinado para o lazer, descanso e também para receber amigos e familiares de forma fácil e prática, sendo em alguns casos uma extensão da cozinha. Uma área muito valorizada hoje em dia, a varanda gourmet é considerada inclusive o melhor ambiente da casa. No entanto, para isso, é necessário ter uma boa decoração e os elementos certos. Por isso, no post de hoje vamos passar algumas dicas para você criar sua própria varanda gourmet.

1. Invista em uma churrasqueira

Se o seu objetivo é criar um espaço para receber amigos e familiares, a churrasqueira é um ótimo investimento. Caso a varanda gourmet seja próxima da cozinha, você pode ganhar mais espaço por não precisar de pia e geladeira. No entanto, é preciso calcular corretamente, visto que a churrasqueira precisa estar em um local arejado para que a fumaça saia com facilidade. Mas, caso não haja essa opção, você pode adquirir um exaustor para evitar que a fumaça vá para outros cômodos da casa.

2. Escolha os revestimentos certos

Ao escolher o revestimento das paredes, o recomendado é optar por azulejos e pastilhas adesivas, visto que além de promoverem maior modernidade ao ambiente, também são fáceis de limpar. Por ser um ambiente onde serão feitos churrascos e outras refeições, é provável que a fumaça e resquícios de gordura fiquem nas paredes. Sendo assim, você precisa pensar na praticidade do dia a dia, visto que se tiver dificuldade na limpeza, provavelmente irá utilizar a varanda gourmet menos do que gostaria.

Outro ponto importante é o revestimento dos móveis. Devido à fumaça da churrasqueira, o ideal é evitar bancos, cadeiras e sofás estofados ou revestidos em tecido. Afinal, o cheiro pode ficar impregnado no tecido, que também corre o risco de ficar manchado de gordura e restos de comida.

3. Tenha uma bancada

As bancadas são ideais para uma varanda gourmet, principalmente quando falamos de apartamentos, que possuem metragem reduzida. Além de servirem como mesa, elas também podem ser usadas como apoio para a preparação de alimentos. Inclusive, elas são tão versáteis, que alguns modelos contam com armários na parte inferior para você armazenar utensílios, como pratos, eletrodomésticos, panelas, entre outros.

4. Posicione os móveis estrategicamente

Por ser um espaço destinado para refeições e reunir os amigos e família, é preciso que o mobiliário esteja posicionado de maneira estratégica para não atrapalhar a circulação e interação de quem está no ambiente. Obviamente os assentos para acomodar as pessoas não podem faltar, mas é preciso tomar cuidado para não preencher demais o ambiente e fazer com que ele fique menor do que realmente é. Principalmente se a metragem for pequena, a melhor alternativa é optar pelos bancos, visto que ocupam menos espaço que cadeiras comuns e podem ser guardados debaixo da mesa quando não estão sendo usados.

5. Abuse das plantas

Os vasos com plantas são ótimas opções para decorar sua varanda gourmet sem precisar investir altos valores. Mesmo em decorações mais sóbrias e minimalistas, a folhagem confere beleza e aconchego ao ambiente, além de outros benefícios, como a melhora da qualidade do ar. No entanto, a escolha das plantas não deve ser feita de maneira aleatória, mas sim associada ao grau de luminosidade do espaço para que permaneçam sempre hidratadas e bem protegidas. Além disso, existe a opção de criar um jardim ou horta vertical, com temperos e ervas fresquinhos para preparar suas refeições.

6. Aproveite a iluminação natural

Por ser um espaço que tem como objetivo o conforto e aconchego, a iluminação é fundamental para garantir isso. Durante o dia, aproveite a iluminação natural e à noite prefira uma iluminação mais confortável aos olhos. Lâmpadas com tons mais amarelados são as recomendadas para esse caso. Além disso, uma iluminação indireta, como pendentes ou lustres que destacam os móveis, quadros e obras de arte criam um charme diferenciado.

7. Feche a sacada com vidro

Optar pelo fechamento da varanda gourmet com cortina de vidro é uma ótima opção. Isso porque, ela irá proteger o ambiente sem atrapalhar a iluminação natural, garantindo que você aproveite ao máximo seu espaço mesmo em dias mais frios. Além disso, não irá precisar se preocupar com os móveis em dias de chuva ou ventos fortes.

Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que você irá criar sua varanda gourmet com muito estilo e praticidade. É importante criar um bom planejamento para que você consiga incluir todos os itens desejados. Uma boa dica então é criar uma lista em ordem de prioridade e um teto de gastos com margem para imprevistos. Dessa forma, sua varanda ficará pronta mais rápido e dentro de seu orçamento. 

Yes ABC Imóveis. Imobiliária em Santo André.
Gostou deste conteúdo? Confira outras matérias em nosso blog.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: