Preciso de assessoria imobiliária de um corretor de imóveis

Preciso de assessoria imobiliária de um corretor de imóveis?

A assessoria imobiliária é fundamental no momento de escolher seu imóvel, seja ele o primeiro ou não. Isso porque, ainda que pareça uma decisão fácil, na prática é necessário analisar diversos detalhes importantes e que passam batidos pelos olhos de pessoas comuns, podendo acarretar em diversos problemas no futuro. No entanto, muitos ainda têm uma visão deturpada sobre o assunto, acreditando que o corretor de imóveis não é necessário nas transações. Portanto, no post de hoje vamos explicar um pouco melhor como funciona a assessoria imobiliária de um corretor de imóveis para que você decida se realmente precisa de sua ajuda.

O que faz a assessoria imobiliária?

Como introduzimos, a assessoria imobiliária é a responsável por orientar na escolha do imóvel, analisando e validando os documentos, além de cuidar dos contratos. Além disso, ela também oferece opções seguras, assim como outros serviços relacionados à negociação. No entanto, engana-se quem pensa que a assessoria é voltada apenas para quem está à procura de um imóvel, seja apartamento Praia Brava ou uma casa. Ela também ajuda aqueles que desejam vender seu bem.

A profissão de corretor de imóveis é regulamentada em todo o país e por isso o profissional é o único autorizado a intermediar as transações imobiliárias. Dessa forma, a proteção do cliente (seja vendedor ou comprador) está garantida, visto que ele possui conhecimentos técnicos para saber e garantir que o negócio será seguro para todas as partes. 

Quais os benefícios de contratar a assessoria imobiliária de um corretor de imóveis?

Confira abaixo as principais vantagens de contratar a assessoria imobiliária e como ela impacta sua decisão.

Segurança

Optar por negociar diretamente com o vendedor ou comprador do imóvel abrange diversos riscos, além de exigir maior dedicação de ambas as partes e ainda acarretar em problemas sérios. No entanto, ao contratar a assessoria imobiliária do corretor, você garante total segurança na transação, visto que ela exige diversos documentos importantes para tal.

Avaliação justa do imóvel

Outro ponto importante é que graças à sua experiência de mercado e formação técnica, o corretor possui as ferramentas adequadas para avaliar as características do imóvel e assim estipular um valor justo para ele. Dessa forma, tanto o comprador quanto o vendedor saem ganhando. Enquanto o primeiro tem garantia de que não está adquirindo um bem superfaturado, o segundo tem certeza de que irá receber um valor adequado por sua propriedade.

Vistoria correta

Vale lembrar também que além de avaliar o valor do imóvel, o corretor possui o conhecimento necessário para atestar o estado da propriedade. Ou seja, ele realiza uma análise detalhada dos componentes da estrutura, como instalações elétricas, hidráulicas, pintura, piso, portas, janelas, etc, identificando possíveis defeitos e problemas que precisam ser resolvidos antes da negociação em si. Esse ponto beneficia principalmente o comprador, visto que irá receber o imóvel em melhor estado.

Divulgação

Uma das principais atribuições do corretor de imóveis é a divulgação dos imóveis que trabalha. Grande parte dos profissionais utiliza todos os recursos possíveis para que as propriedades presentes em seu portfólio sejam conhecidas pelo maior número de pessoas possível. Afinal, sua renda está ligada com diretamente com a comissão referente às vendas ou alugueis de imóveis. Portanto, a busca e atração de compradores é prioridade, garantindo maior agilidade na compra ou venda de imóveis.

Agilidade

A assessoria é responsável por analisar os documentos, elaborar contratos e assim reduzir a burocracia para os clientes. Com respaldo jurídico, ela garante que a assinatura de compra ou aluguel aconteça de maneira rápida e correta para todas as partes envolvidas.

Responsabilidade sobre os resultados do negócio

Como falamos, pela Lei, o corretor de imóveis é o responsável pelos resultados do negócio e pode responder judicialmente caso alguma das partes seja lesada. Inclusive, ele também pode ser penalizado em casos em que houver prejuízos decorrentes de negligência ou imperícia durante sua atuação. Portanto, ao contratá-lo você terá certeza que está fechando um negócio seguro e benéfico para todos.

Disponibilidade de atendimento

O corretor dispõe todo o seu tempo para atender o cliente e até a concretização do negócio ele estará à sua disposição. Com isso, você garante um atendimento totalmente personalizado e adequado para suas necessidades.

Então, se você chegou até aqui, provavelmente percebeu que sim, você precisa da assessoria imobiliária de um corretor de imóveis. Afinal, além de facilitar o processo de escolha e economizar seu tempo, ela garante maior segurança para a transação, reduz burocracia e evita dores de cabeça desnecessárias. Dessa forma, você poderá aproveitar ao máximo seu novo imóvel sem nenhuma preocupação. No entanto, é importante contratar uma imobiliária de qualidade, checando sua reputação no mercado a fim de obter todos os benefícios citados.

Gostou deste conteúdo? Confira outras matérias em nosso blog Yes ABC Imóveis
Imobiliária em Santo André.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: