Apartamento novo ou usado qual a melhor escolha.jpg

Apartamento novo ou usado: qual a melhor escolha?

A compra de um imóvel é uma decisão muito importante para qualquer pessoa, pois é preciso pensar com cuidado, além de avaliar as opções.

A decisão pode ser ainda mais difícil, caso for comprar um apartamento e tiver que escolher entre um novo ou usado. Então é preciso pensar nos prós e contras de cada um para não se arrepender mais à frente.

Se você está passando por isso agora, este artigo é feito para você. Continue lendo e saiba como escolher a melhor opção.

Apartamento novo ou usado?

A questão não é apenas decidir o apartamento que vai comprar, a localização, o estilo, ou tamanho. Existe a opção de comprar um apartamento novo ou usado, o que pode deixar muitas pessoas divididas nesse momento.

Nesta situação é necessário analisar uma série de pontos entre os dois, os benefícios que ambos oferecem e os malefícios também, pois ambos têm seus prós e contras.

Para saber qual a melhor opção para você e para o seu orçamento também, você pode considerar qual dos dois irá se encaixar melhor na sua necessidade e no seu gosto.

Mas, o que considerar?

Você realmente pode considerar várias coisas para tomar a decisão certa, que deve ser analisada com calma. Abaixo vamos falar de alguns pontos que podem te ajudar.

Personalização

Caso seu sonho seja um lugar totalmente no seu estilo, é legal considerar um apartamento novo, que esteja na planta ainda. Assim, você poderá personalizar todo o lugar, decidindo como será todo o apartamento.

O usado também pode ser personalizado ao seu estilo, dependendo do lugar que escolher, fazer uma reforma e deixar como quiser é uma opção, mas pode ser um pouco mais complicado e burocrático também.

Espaço

Se você quer um lugar com mais espaço, os apartamentos usados podem ser a opção mais viável, pois eles são mais espaçosos e o pé direito mais alto (distância entre o pavimento e o teto). Isso porque nas construções antigas, a preferência era que os cômodos do imóvel fossem maiores.

Hoje, com as pessoas comprando cada vez mais apartamentos do que casas, pela segurança e praticidade, é normal encontrarmos prédios com um número grande de apartamentos e com isso, cômodos e pés direito menores.

Manutenção

Neste ponto, o apartamento novo está mais à frente, pois você terá acabamentos e instalações novas, como revestimento, pintura, cerâmica, a parte elétrica e o encanamento do lugar.

Possivelmente não terá muita dor de cabeça e nem gastos que o apartamento usado pode oferecer nessa parte, pois tudo será antigo, precisará passar por uma revisão e talvez terá que trocar tudo. Caso não seja necessário a troca ou manutenção deles, sempre terá que fazer algumas coisas, por serem materiais mais antigos.

No apartamento novo, já que tudo nunca foi usado e você ainda poderá saber a qualidade do material, já que tem a oportunidade de tomar decisões, não terá possíveis dores de cabeça.

Valor

Esse na verdade, é uns dos pontos principais, pois você tem que considerar o seu orçamento, ou seja, qual o valor que pretende investir em um imóvel.

Nesse momento você irá analisar o quanto quer gastar com o apartamento e com a reforma, pois mesmo se comprar na planta você irá querer deixar o lugar com a sua cara não é mesmo?

O apartamento novo pode trazer benefícios por você começar do zero, mas por ser novo ele será mais caro.

Já o usado pode ser mais barato, porém é preciso considerar a possibilidade realizar alguma manutenção e reformas também, por ser um imóvel mais velho e ter tido pessoas que já moraram nele.

Tempo de Espera

O tempo de espera para a disponibilização do lugar também é de se considerar. Se os seus planos forem mudar de imediato ou nos próximos meses o apartamento usado é a melhor opção, pois ele já está pronto e precisará de apenas alguns ajustes.

Já o novo, se estiver na planta ainda pode demorar mais de 1 ano, já que considerando o tempo para construir, reformar, deixar tudo pronto para receber os donos da casa e ainda os imprevistos que podem acontecer durante esse tempo, pode levar bastante tempo.

Segurança

Com o aumento da violência nos últimos anos, as construções recentes estão dando prioridade para lugares mais seguros, garantindo a segurança de seus moradores.

Principalmente se for em um condomínio, podem contar com um sistema de segurança mais equipado, câmeras, segurança, controle de acesso, portarias virtuais etc.

Financiamento

Geralmente as pessoas recorrem ao financiamento para comprar um imóvel e nesse processo o banco analisa uma série de coisas, como a situação do comprador, a imobiliária ou construtora e o imóvel também.

Geralmente é analisada a situação que o imóvel se encontra, quantos anos tem o lugar e se há algum problema. No caso de imóveis mais antigos, os bancos podem não fazer o financiamento pelo risco, pois pode causar mais problemas e a construção não estar dentro dos padrões necessários.

Caso você esteja considerando a opção de financiar o seu apartamento, esse é um ponto muito importante, pois você correrá o risco de não ser aprovado por conta do imóvel escolhido.

Essas são algumas dicas na hora de fazer a escolha certa entre apartamento novo ou usado, que será de acordo com a sua necessidade, suas preferências e o orçamento disponível.

Lembre-se que é uma decisão importante e cada ponto deve ser analisado.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: